• (11) 3078-8750 (11) 3078-4611
  • Rua Prof Carlos De Carvalho, 175 - Itaim Bibi
  • Horário de atendimento: Segunda - feira à Sexta - feira - 08:00 às 20:00

SAÚDE OCULAR INFANTIL: a importância de levar seu filho ao oftalmologista antes do início letivo



Quem é pai e mãe sabe que a saúde dos filhos é muito importante, ainda mais no período escolar, já que eles precisam estar dispostos para que consigam desenvolver os seus estudos sem dificuldades. O período de férias escolares é um bom momento para fazer um pequeno *check-up* nas crianças, principalmente no oftalmologista, já que se a criança tem alguma dificuldade para enxergar é preciso corrigi-lo a tempo.

Estima-se que de 10 a 15% das crianças em idade escolar apresentam algum problema ocular, o que pode influenciar em seu comportamento e o desempenho acadêmico. Existem crianças que por serem **míopes** costumam se aproximar demais dos objetos para conseguir enxerga-los.

A médio e longo prazo, esse problema vai se agravando, sendo necessário o uso imediato de óculos. Porém se a criança não tem esse problema diagnosticado, elas vai apresentando alguns dificuldades de relacionamento como as brincadeiras ao ar livre, já que ela tem dificuldade para enxergar de longe.

Enquanto isso, as crianças que apresentam algum grau de **hipermetropia** tendem a sentirem-se com as vistas cansadas, sonolentas e desatentas quando lêem, o que afeta diretamente em seus estudos. Por isso, fazer um check-up torna-se necessário e urgente, pois a criança dificilmente consegue identificar sozinha algum destes problemas.

Tem aumentado o número de escolas que exigem com que os pais levem seus filhos ao oftalmologista para fazerem exames, já que a identificação e o tratamento precoces de doenças oculares nas crianças são fundamentais não apenas para evitar o comprometimento visual permanente, já que algumas doenças só têm tratamento na infância, como também evitar atraso no aprendizado e no desenvolvimento da criança.