• (11) 3078-8750 (11) 3078-4611
  • Rua Prof Carlos De Carvalho, 175 - Itaim Bibi
  • Horário de atendimento: Segunda - feira à Sexta - feira - 08:00 às 20:00

O que são moscas volantes?



Sabe aquelas pequenas manchas ou pontos pretos circulando dentro do olho? A elas damos o nome de "moscas volantes" e geralmente acontece quando olhamos para um fundo claro, como uma parede branca. Esses pontos são minúsculas fibrilas normais dentro do corpo vítreo, o fluido gelatinoso que preenche o interior do olho. Caso a mancha seja fixa, não se trata de mosca volante e sim de alguma outra alteração de deve ser verificada Paulo Oftalmologista.

Mas o que de fato vemos são sombras projetadas sobre a retina, que é a camada do fundo de olho que capta a luz e envia o estímulo luminoso até o cérebro. Essas moscas volantes, que possuem diversos formatos e aparências, podem aparecer e desaparecer com frequência, por isso as pessoas aprendem a ignorá-las, já que não prejudicam na visão.

Um dos motivos que causam as moscas volantes é o descolamento do vítreo posterior, que pode surgir em decorrência de um processo degenerativo relacionado ao envelhecimento, cirurgias ou inflamações oculares prévias. Porém, é preciso estar ciente que as moscas volantes não são prejudiciais à visão na maioria dos casos.

O único motivo para gerar preocupação no caso de moscas volantes é quando elas estão associadas a clarões (flashs de luz), que podem indicar um rasgo na retina, necessitando assim de um tratamento para prevenção do descolamento de retina. Caso elas sejam opacas e densas, causando desconforto ou comprometendo a visão, a remoção através de procedimentos cirúrgico pode ser considerada. Portanto quando as moscas aparecem pela primeira vez, deve-se procurar um Oftalmologista para examinar a periferia da Retina, através de um Mapeamento de Retina, pois em raros casos podem estar associadas a uma lesão na Retina, que deve ser tratada.

Mas como elas não costumam ser prejudiciais à visão, de modo geral, não há necessidade de realizar algum tratamento para eliminá-las, já que elas diminuem ou desaparecem com o tempo.