• (11) 3078-8750 (11) 3078-4611
  • Rua Prof Carlos De Carvalho, 175 - Itaim Bibi
  • Horário de atendimento: Segunda - feira à Sexta - feira - 08:00 às 20:00

Quando devo ir ao Oftamologista?



Nós temos o costume de ir ao médico apenas em casos necessários, o que geralmente está relacionado ao momento em que a doença já possui um estágio avançado. A maioria das doenças podem ser evitadas ou terem seu avanço controlado se forem identificadas no início, e quando elas não se manifestam através de sintomas, apenas o médico é capaz de identificá-la. E no caso do Oftalmologista, ir a uma consulta periódica é fundamental.

Se você raramente vai ao Oftalmologista e tem uma vida normal, talvez em um determinado momento da sua vida você sinta alguma dificuldade de visão, o que pode significar o indício de uma doença em um grau avançado. Existem diversas doenças que podem ser tratadas e até mesmo curadas, como a Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Catarata e Glaucoma, mas elas só podem ser identificadas através de uma consulta com o Oftalmologista.

São eles que realizam exames oftalmológicos e testes de visão, avaliam a pressão intra-ocular, diagnosticam problemas oculares e indicam o uso de medicamentos ou óculos de grau para corrigir alguns desvios.

QUANDO DEVO IR AO OFTALMOLOGISTA?

Independente se você usa óculos ou não, você pode marcar uma consulta com o Oftalmologista a qualquer sinal de irritação, ardência ou coceira frequente. Se você tem dor de cabeça frequentemente, especialmente após esforços visuais, o problema pode estar na sua visão.

Os casos em que as pessoas sentem alguma dificuldade para enxergar, vista cansada ou embaçada também necessitam de atenção e uma consulta para diagnosticar a causa é estabelecer um tratamento.

Caso você perceba manchas claras ou escuras nos olhos, assim como a formação de imagens de visão dupla, isso também indica que algo pode estar errado com o seu olho. Ainda que não apresente nenhum dos casos acima, é recomendada uma consulta anual com o Oftalmologista.

O mesmo vale para pessoas que possuem histórico familiar de doenças nos olhos, de forma a evitar enfermidades oculares por fatores genéticos. Quem usa óculos ou lentes de contato de grau, também precisa realizar exames oftalmológicos regularmente para acompanhar possíveis alterações no grau e avaliar a saúde da córnea.

E QUANDO DEVO MANTER UMA FREQUÊNCIA NO OFTALMOLOGISTA?

A consulta anual é indicada para qualquer idade, porém existem algumas pessoas que precisam de consultas mais regulares. Quem possui mais de 40 anos precisa de consultas mais frequentes ao Oftalmologista, já que a partir dessa idade algumas doenças começam a se manifestar. Também há exames que são necessários para identificar problemas de visão como o Glaucoma.

As pessoas que possuem Diabetes e Hipertensão também se encaixam nesse quadro, pois a falta de acompanhamento de um médico pode levar a complicações oculares por Retinopatia Diabéticaou Hipertensiva, casos em que ocorrem lesões na retina.

Agora que você já sabe que a consulta no Oftalmologista precisa ser feita com frequência, mesmo que possua o intervalo de 1 ano entre uma e outra, verifique quando foi a sua última consulta. Se você não se lembra mais ou se realmente faz muito tempo, clique aqui para agendar sua consulta no CCO Jardins.