A córnea é uma lente responsável por 2/3 do poder de convergência de nosso olho. Após a cirurgia de **Catarata**, nosso cristalino será removido, mas a córnea permanecerá e deverá combinar com a lente intraocular a ser implantada, para convergir na retina, a luz que entra no olho. ...
Leia mais
Quem é pai e mãe sabe que a saúde dos filhos é muito importante, ainda mais no período escolar, já que eles precisam estar dispostos para que consigam desenvolver os seus estudos sem dificuldades....
Leia mais
Sabe aquelas pequenas manchas ou pontos pretos circulando dentro do olho? A elas damos o nome de "moscas volantes" e geralmente acontece quando olhamos para um fundo claro, como uma parede branca....
Leia mais
Biometria é um procedimento que consta da medida do comprimento axial do olho a ser operado (realizada com Ultrassom, com Laser e mais modernamente com OCT) e da medida do poder de convergência da córnea.
Leia mais
A Catarata é uma das principais responsáveis pela cegueira no Brasil e de acordo com dados do Ministério da Saúde, são realizadas mais de 450 mil cirurgias para correção de Catarata por ano, o que é bastante significativo quando falamos de doenças oftalmológicas.
Leia mais
Quanto tempo faz desde a última vez que você foi ao Oftalmologista? Já se passaram de 2 anos? Se você não se lembra mais, dê uma conferida em nosso blog!
Leia mais
Quem sofre com o Glaucoma sabe o quanto a visão fica prejudicada com essa doença, ainda mais porque ela é a principal causa de cegueira irreversível no mundo.
Leia mais
Com a chegada do inverno, aumenta a incidência de uma doença muito falada, mas pouco conhecida: a conjuntivite.
Leia mais
As pessoas acima dos 50 anos estão mais suscetíveis a desenvolverem algumas doenças devido à idade, e a DMRI infelizmente é uma delas.
Ela é a principal causa de perda visual irreversível em pessoas acima dos 50 anos de idade. Possivelmente, você conhece alguém ou tem um familiar com este problema. Mas o que é a DMRI?
Leia mais
Nosso olho se assemelha muito a uma máquina fotográfica, com seus diversos componentes. Por exemplo, as lentes que focalizam os objetos são representados pela córnea e o cristalino; o diafragma da máquina fotográfica seria representado pela pupila; e o filme da máquina fotográfica, onde as imagens são captadas, é representado pela retina.
A retina é a estrutura no fundo do olho que transforma a energia luminosa do ambiente em energia elétrica, que pode ser captada e interpretada por nosso cérebro, sendo dessa forma essencial para que enxerguemos.
O centro da retina recebe o nome especial de mácula. Portanto, a mácula nada mais é que a parte central e mais nobre de nossa retina, responsável pela visão de detalhes.
Leia mais
A maioria das pessoas com diabetes sabem ou tem receio de que a doença afete sua visão. Diversos estudos demonstram que um controle rigoroso do diabetes diminui a chance de perda visual e a necessidade de tratamentos.
A pessoa com diabetes tem dificuldade de metabolizar o açucar do organismo, de modo que os níveis de açúcar no sangue muitas vezes são mais elevados que o recomendado. Cronicamente, níveis altos de açúcar no sangue afetam os pequenos vasos presentes em nosso organismo, chamados capilares. Conforme os capilares são afetados, as trocas de nutriente e a oxigenação dos órgãos do nosso organismo fica mais dificultada. Nosso olho não é diferente do restante do organismo, e um controle inadequado da glicemia por tempo prolongado facilita o aparecimento das alterações causadas pelo diabetes no fundo do olho, chamadas pelos médicos de retinopatia diabética.
Leia mais
O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção, principalmente no caso de doenças que não tem cura. O Glaucoma é uma delas. Por tratar-se de uma doença ocular, ele merece uma atenção redobrada, já que pode levar à cegueira total – além de ser irreversível. Diferente de muitas outras doenças, o Glaucoma não é uma doença que avisa: ela chega devagar, sem causar sintomas. Quando estes aparecem, é sinal que a doença já está em um grau elevado, dificultando até mesmo o tratamento.
Leia mais
Para todo tipo de doença existem alguns mitos que - se não forem ‘desmistificados’ - podem atrasar o diagnóstico preventivo, o que agravaria ainda mais um caso de uma doença incurável, como o Glaucoma. O Glaucoma é uma doença que acomete a visão e pode levar à cegueira, se não for tratado em tempo.
Leia mais