• (11) 3078-8750 (11) 3078-4611
  • Rua Prof Carlos De Carvalho, 175 - Itaim Bibi
  • Horário de atendimento: Segunda - feira à Sexta - feira - 08:00 às 20:00

Visite o oftalmologista

Visitar o oftalmologista é a melhor forma de diagnosticar precocemente o Glaucoma

O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção, principalmente no caso de doenças que não tem cura. O Glaucoma é uma delas. Por tratar-se de uma doença ocular, ele merece uma atenção redobrada, já que pode levar à cegueira total – além de ser irreversível. Diferente de muitas outras doenças, o Glaucoma não é uma doença que avisa: ela chega devagar, sem causar sintomas. Quando estes aparecem, é sinal que a doença já está em um grau elevado, dificultando até mesmo o tratamento.

O Glaucoma pode ser de ângulo aberto ou fechado. O Glaucoma de ângulo aberto pode se manifestar a partir dos 40 anos, ou até mesmo antes dependendo do histórico familiar. Pessoas de etnia negra ou que possuem um histórico de Glaucoma na família fazem parte do grupo de risco. Quem apresenta alta miopia também pode se enquadrar neste grupo. Este tipo de Glaucoma não costuma dar sintomas e passa despercebido pelo paciente a não ser que verifique sua pressão ocular periodicamente.


O Glaucoma de ângulo fechado pode apresentar sintomas de turvação de visão, sensação de peso ou até dor ocular e baixa de visão nos casos agudos.

Outras formas inclui o Glaucoma congênito, Glaucomas secundários, causados pelo uso de medicamentos com corticosteróides, traumas ou doenças oculares.

Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para um bom resultado visual a longo prazo. Nos exames de tonometria (medida da pressão intraocular), gonioscopia e fundo de olho será possível detectar, ou pelo menos suspeitar, dessa doença. Outros exames que também porém auxiliar na confirmação da suspeita, até mesmo para orientar o melhor tratamento, é o de tomografia de coerência óptica (OCT), paquimetria ultrassônica e estereofoto de papila. Coloque na sua rotina uma visita, pelo menos, anual ao seu oftalmologista. Assim você garante mais longevidade à sua visão.